sábado, 15 de junho de 2013

Equação Quadrática

Equação Quadrática. O que é isso?
                Bem, amigo, é importante conhecer a história da Matemática para não ficarmos “boiando” quando encontramos algumas expressões que nos fazem ter dúvidas, mas que podem ser mais simples do que imaginamos. Você certamente já ouviu falar em equações de primeiro grau, não? Pois bem! Uma equação quadrática é uma equação do segundo grau, ou seja, além da variável de grau um, temos outra de grau dois. Como assim? Ora! A variável à qual me refiro é o “x” e o grau é o seu expoente. De grau um o expoente é um e de grau dois o expoente é dois. Simples, não? Continuemos: a solução de uma equação de primeiro grau é muito simples. Basta seguirmos as regras, apresentadas a você desde o sétimo ano, e temos um valor único, ao qual chamamos de raiz. Já uma equação de segundo grau, muitas vezes não temos apenas um resultado. Encontramos então duas raízes.
                Exemplo de equação de primeiro grau:
                x + 4 = 2
                Nesta equação, basta mantermos a igualdade nos dois membros como se tivermos uma balança – e resolvermos a equação para chegarmos ao resultado  -2.
                Exemplo de equação de segundo grau:
                x2 + x - 6 = 0
                Repare que surge então uma variável com o expoente dois. Isso caracteriza a equação como sendo uma quadrática, ou de segundo grau.

                                PLANO DE AULA
Público Alvo: Alunos do 9º ano
Professores envolvidos: Professores do 9º ano
Tempo Previsto: 12 aulas
Objetivo: Saber resolver situações-problema fazendo uso de equações do 2º grau.
Habilidades: Compreender a linguagem algébrica na representação de situações-problema que envolvam equações do 2º grau em problemas contextualizados, interpretando suas raízes.
Conteúdo: Equação do 2º grau
Metodologia: Um pouco da história da equação de segundo grau
                Os primeiros registros sobre os estudos das equações quadráticas têm sua origem no mundo antigo. Matemáticos da Babilônia, Grécia, Índia, Arábia, Europa Medieval e do Egito já se ocupavam com esse tema. Os babilônios foram os primeiros a resolverem esse tipo de equação há mais de 4000 anos a. C., porém, numa época em que a informação não era algo tão banal quanto é nos dias de hoje, não é de se duvidar que simultaneamente os gregos, indianos, árabes e europeus também já se divertiam com essas equações.
Bhaskara e sua contribuição
                Bhaskara viveu na Índia durante o século sete e era de uma família de excelentes matemáticos. Naquela época os ensinamentos eram passados de pai para filho. Tornou-se chefe do observatório astronômico de Ujjain – na época o mais importante centro de estudo em Matemática. Em suas obras publicadas, Bhaskara contava em prosa suas soluções para equações de segundo grau, além de outros assuntos, como progressões aritméticas e geométricas. Porém, foi o francês François Viète quem equacionou a prosa do indiano na fórmula que vamos estudar, denominada fórmula de Bhaskara.

fontes:
 Resolução de série de exercícios diversificados em diferentes contextos, resolvendo situações problema envolvendo equação do 2º grau.
Recursos Utilizados: Caderno do Professor, Caderno do Aluno, Livros Didáticos, Sites para pesquisa de jogos que serão utilizados na resolução de problemas. Link HTTP://www.somatematica.com.br/
Avaliação: Avaliação formativa com as habilidades desenvolvidas na resolução situações-problema, pesquisa e jogos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário